quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Série Magnum - I

Olá, apartir desse post iniciarei a serie magnum, resolvi escrever sobre essa agência de fotos pois ela é a meca dos grandes fotografos.

O que foi a Agência Magnum?

Em 1947 Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David Seymor fundaram uma das mais carismáticas agências de fotojornalismo da história, a Magnum. Nascia um projecto feito de fotógrafos para fotógrafos, distanciando-se do formato consumista alimentado pelas demais agências e revistas, aproximando-se e elevando a arte de cada indivíduo como fotógrafo. Há mais de seis décadas que esta forma de estar permitiu que muitos fotógrafos estivessem mais próximos do mundo, contando-nos uma história numa imagem.
Durante seis décadas a magnum sofreu metamorfoses e adaptou-se a evolução do mundo mas, nunca deixou de ser um núcleo gravitacional até aos dias de hoje, atraindo para junto de si a essência e excelência da fotografia.


Biografia de Robert Capa





Nascido na cidade de Budapeste, Hungria, em 22 de Outubro de 1913, Robert Capa é Um dos mais célebres fotógrafos de guerra. Ele cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX dentre eles a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, Segunda Guerra Mundial, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina.
Robert Capa tomou contato com o fotojornalismo atraves do veiculo Deutscher Photodienst, a maior agência de jornalismo da Alemanha naquela época. Sua primeira grande foto aconteceu em 1931 Leon Trótski. Com auge do nazismo, sendo Robert um Judeu, ele deixou a Alemanha em 1932 .
Em 1934 encontra Gerda Taro, a qual é atribuído um romance cheio de fotos e guerra. Já em 1936, Capa e Gerda Taro partem em reportagem para cobrir a Guerra Civil espanhola, o resultado foram fotos magnificas, a qual muitas delas não se sabe se foi Capa ou Taro que tiraram, filmes perdidos que quando encontrados se tornam objeto de muita espectativa da fotografia mundial e a morte de Gerda em 1937, atropelada por um tanque.
Capa vai à China para fotografar o conflito sino-japonês no ano de 1938. Ele Retira-se em seguida para os Estados Unidos em 1940, onde começa a trabalhar para a revista Life.
Em Junho de 1944 ele participa do desembarque da Normandia, o Dia D, o qual 30% dos soldados que desembarcaram morreram, e não por acaso dos muitos rolos de filmes que capa tirou, apenas 3 fotos se salvaram, devido ao acidente na hora da revelação que terceiros fizeram nos EUA.
Depois da guerra junto com outros grandes fotografos como David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger, funda a Agência Magnum constituída oficialmente em 1947, que tinha como filosofia tratar...
Assim a vida de capa respirou guerra, sendo que na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar sobre uma mina ele morreu, tendo suas pernas dilaceradas, mas com a câmera entre suas mãos.

Agora com vocês algumas das fotos “clássicas” de Robert Capa:

A Morte do Soldado Legalista – Guerra Civil Espanhola



Desembarque na Normandia - II Guerra Mundial

FestFotoPoA 2009


Estão abertas as inscrições para o Fotograma Livre do FestFotoPoA 2009, que acontecerá do dia 20 a 26 de abril de 2009.
Em sua 3ª. edição, o Fotograma Livre abre para a categoria de Coletivos fotográficos e seleciona cinco trabalhos que se juntarão aos 15 trabalhos individuais que vão compor a mostra 2009. Para se inscrever e maiores informações acesse o site do FestFotopoA 2009 em www.festfotopoa.com.br

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Ética no Fotojornalismo

Todos já ouvimos dizer sobre manipulação no fotojornalismo, principalmente após a era digital, a qual a edição ficou muito mais fácil e eficiente. A importância da foto para o jornalismo, é que o fotojornalista é o "olho" do leitor, mas nem por isso não deixa de ser parcial, pois apesar de registrar o momento, a imagem capturada é apenas um pedaço de tudo.

Acredito que as ferramentas de edição de imagem são importantes sim! Pois melhoraram a qualidade da resolução, cor, luz (que muitas vezes quebram as pernas dos jornalistas), mas o fotojornalismo não pode adicionar ou retirar características, alterando drasticamente a imagem, ao ponto de inventar uma situação que NÃO OCORREU, isso sim é totalmente antiético e vetado no jornalismo.

Com vocês esse vídeo sobre fotojornalismo e manipulação

V Salão Nacional de Fotografias - "Brasil Afro"




Esse concurso tem como intuito difundir a cultura afro brasileira e estimular a livre manifestação artística, estas e outras propostas fazem do V Salão Nacional de Fotografias - "Brasil Afro". Nesta edição os participantes podem apresentar trabalhos que mapeie e mostre a negritude brasileira de diversas formas; dança, retrato, culinária, fotojornalismo, religião, e tudo mais que enriqueça e valorize a cultura afro.

Para quem deseja participar com fotos, os trabalhos devem ser enviados até 18 de novembro (valendo o carimbo do correio). Os selecionados receberão certificado de participação, e os melhores farão parte de uma exposição no Aquário Cultura.
O objetivo é mostrar o trabalho de fotógrafos amadores e profissionais e registrar os costumes e tudo que se refere à cultura afro, bem como os próprios afro-descendentes.
O projeto é uma realização da Prefeitura de Votorantim, através da Secretaria de Cultura, com o apoio do Grupo Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, CUT Regional de Sorocaba, Nucab (Núcleo de Cultura - Afro Brasileira), Associação Afro de Boituva e CNB (Consciência Negra Boituva).

Para mais informações entre no http://www.culturavotorantim.com.br

Estúdio Brasil - Domination

Acontecerá nos dias 03, 04 e 05 de novembro de 2008, no Teatro Copa Airlines do Shopping Eldorado em São Paulo-SP, o Estúdio Brasil – Domination, primeiro congresso brasileiro especializado em estúdios fotográficos. Serão 03 (três) dias que reunirá os maiores nomes da fotografia brasileira para desvendar os segredos da fotografia de book, moda, retrato, still, casamento, publicidade e nu editorial.
Esse evento tem como objetivo a reciclagem, criação de oportunidades e troca de experiências.

Programação do Congresso

1º dia - 03 de novembro
9:00h – 9:15h
• Abertura
9:15h – 10:45h
• Luis Crispino - Por trás dos ensaios de nu - www.crispino.com.br
11:00h – 12:30h
• Fujocka – A finalização de fotos para anúncios e catálogos - www.fujocka.com.br
12:30h – 13:30h
• Intervalo para Almoço
13:30h – 14:45h
• Rogério Ehrlich - O segredo de fazer books - www.aproposito.net
15:00h – 16:15h
• Brasilio Wille - Como montar um estúdio eficiente - www.wille.com.br
16:30h – 18:00h
• Danilo Russo – Grandes esquemas de iluminação - www.danilorusso.com.br
2º dia - 04 de novembro
9:00h – 10:45h
• Faya – Direção de modelos - www.studiofaya.com.br
11:00h – 13:00h
• Alexandre Salgado - Fotografia com iluminação contínua - www.artluzstudio.com.br
13:00h – 14:00h
• Intervalo para Almoço
14:00h – 15:00h
• Ivana Có Galdino Crivelli - Direito Autoral - www.crivellicarvalho.com.br
15:15h – 16:45h
• Leandro Nunes – A fotografia de casamento dentro do estúdio (medição de luz e flash) - www.leandronunes.fot.br
17:00h – 18:00h
• Altair Hoppe – Retoque de imagens profissional - www.altairhoppe.com.br
3º dia - 05 de novembro
9:00h – 10:45h
• Luis Garrido – Como clicar um bom retrato - www.casadafoto.com.br
11:00h – 13:00h
• Diego Rousseaux – Fotografando produtos - www.diegofoto.com.br
13:00h – 14:00h
• Intervalo para Almoço
14:00h – 15:00h
• Wilson Eliodório – A maquiagem para fotografia de gente
15:15h – 16:30h
• Danilo Russo - Iluminação Beauty
16:45h – 18:00h
• Priscila Parde - A receita para uma sessão de nu – ao vivo - www.priscilaprade.com.br


Obervação:

• Fotoclubes, Associações ou grupos ganham desconto nas seguintes condições:
- Grupos de 10 pessoas – 10% na inscrição
- Grupos de 15 pessoas – 15%
- E grupos acima de 20 pessoas – 20%

Para maiores informações acesse o site:
http://photos.uol.com.br/estudiobr/index2.html


2005 - 2008 Confederação Brasileira de Fotografia. Todos os direitos reservados.

domingo, 26 de outubro de 2008

A Magia do Crescimento - Time-Lapse.

Alguém sabe como as pessoas conseguem filmar plantas germinando e crescendo?

O nome da técnica é Compressão Time - Lapse, que em termos simples, significa a ação de capturar uma série de imagens, tiradas durante um período de tempo, de um mesmo objeto, sendo montadas em uma seqüência como se fosse um filme. Um exemplo da utilização disso são as seqüências de semente germinando, alteração de clima no céu, transformações no corpo, entre outros. Isso é Time - Lapse.

Agora um vídeo que achei no youtube que mostra um exemplo da utilização dessa técnica.

Arraial Fotográfico


Segunda edição do Arraial Fotográfico promete agitar o Extremo Sul baiano durante o mês de dezembro
É aberta a temporada 2008 de encontros fotográficos no Sul da Bahia!
O Arraial d´Ajuda irá promover a segunda edição do Arraial Fotográfico – Festival de Fotografia do Sul da Bahia, entre os dias 01 e 15 de dezembro.
A ação cultural, idealizada pelos fotógrafos Marianna Roballo (BA) e Marco Antônio Portela (RJ) e organizada por um seleto grupo de fotógrafos, prevê varais expositivos, oficinas fotográficas, mesas redondas sobre as mais variadas temáticas da fotografia e noites de projeções em telões, concentradas em quatro diferentes propostas de produção de imagens: fotografia experimental, fotografia documental, fotografia de projetos sociais e novíssima fotografia.
Mais uma vez, o Arraial Fotográfico prioriza a INCLUSÃO VISUAL como uma das importantes vertentes da fotografia, abrindo suas inscrições para projetos sociais que queiram expor seus trabalhos nas projeções por todo Arraial D'Ajuda!
Inscrições até 15 de Novembro de 2008!


O Recomeço

Olá a todos o leitores do Uma Câmera na Mão, eu gostaria de dizer que infelizmente o Agnaldo não está mais no Blog, devido a novos projetos de jornalismo on-line, eu desejo toda sorte para ele!
Devido a muitas outras coisas o Blog Uma Câmera na Mão irá mudar o seu direcionamento, mas sobre a mesma temática, fotografia.
Agora o blog irá tratar de assuntos sobre divulgação de técnicas fotográficas e de softwares de edição de imagem; Breves Biografias de grandes fotógrafos; tipos de fotos; dicas de concursos e encontros, além de postar algumas fotos de minha autoria.

Espero que todos gostem desse novo uma Câmera na Mão.