terça-feira, 11 de novembro de 2008

Tele, Grande - Angular e normal? Os Olhos da Câmera

Olá pessoal, nesse post vamos tratar sobre as máquinas que possibilitam a troca das lentes.
Bom, na fotografia existem 3 tipos de objetivas básicas: TeleObjetivas, Panorâmicas e as Normais.


As Teleobjetivas são aquelas que possibilitam tirar fotos de temas distantes, podendo dar um close, sendo que o ângulo de visão dessas objetivas é fechado. Entretanto, esse tipo de objetiva não é recomendável para tirar fotos de temas em lugares pequenos, ou que exijam um proximidade. As características desse tipo de objetiva é que a sua distância focal encontra-se acima de 75mm.



As Objetivas Panorâmicas ou Grande - Angulares: são as que "abrem " o ângulo de visão, o que possiblita fotografar um espaço pequeno, pois ela aumenta a dimensão do ambiente. O seu uso é indicado para fotografar paisagens de grande porte, fotos arquitetônicas, além de ideal para espaços pequenos. Tecnicamente falando, as grandes angulares são aquelas que possuem distância focal abaixo de 35mm, sendo que a partir de 8mm, as grandes angulares tornam-se as objetivas "Olho de Peixe", que proporcionam um efeito esférico na foto.


As Normais: Como o nome já diz, é uma objetiva com um tipo de visão que estamos acostumados, ou seja, a visão normal de um ser humano, sendo muito versátil para vários eventos. A sua distância focal está entre 43mm até 50mm.

É importante lembrar que as objetiva são ferramentas muito importantes, mas uma boa foto não depende só da lente, e sim da capacidade do fotógrafo utilizar o que tem e fazer o seu melhor.

Agora com vocês o nosso segundo Programa Foco, que trata sobre lentes, além de contar com a entrevista de Renato Mascaro.

"Programa FOCO, Fotografia para se ouvir"







Abraços

6 comentários:

Kirna Nascimento disse...

Legal o post lúcio!
Você escreveu de forma bem simples..ajuda bastante msm!
Parabens!
Bjnho

Carlos d'Andréa disse...

oi, Lúcio,
acho que vai te interessar:
http://oglobo.globo.com/blogs/fotoglobo/
Abs, Carlos

Débora Bravo disse...

Muiiito bom o post Lúcio. Não complicou muito o assunto e foi bem direto. ;) Adorei o podcast também, está claro e objetivo. \o/
beiiijos.

Carlos d'Andréa disse...

Dois programas? Muito bom! Nos posts dos podcasts, além de dizer o nome do entrevistado, vale a pena escrever um pouco sobre ele e indicar uns links afins. Abs, Carlos

Lúcio Érico disse...

anotado!

Anônimo disse...

Oi lúcio. Fui a peça o ultimo abraço e vc fotografou lá, onde estão aquelas fotos?
brunotoribio@gmail.com