Olá, apartir desse post iniciarei a serie magnum, resolvi escrever sobre essa agência de fotos pois ela é a meca dos grandes fotografos.
O que foi a Agência Magnum?
Em 1947 Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David Seymor fundaram uma das mais carismáticas agências de fotojornalismo da história, a Magnum. Nascia um projecto feito de fotógrafos para fotógrafos, distanciando-se do formato consumista alimentado pelas demais agências e revistas, aproximando-se e elevando a arte de cada indivíduo como fotógrafo. Há mais de seis décadas que esta forma de estar permitiu que muitos fotógrafos estivessem mais próximos do mundo, contando-nos uma história numa imagem.
Durante seis décadas a magnum sofreu metamorfoses e adaptou-se a evolução do mundo mas, nunca deixou de ser um núcleo gravitacional até aos dias de hoje, atraindo para junto de si a essência e excelência da fotografia.
Biografia de Robert Capa
Nascido na cidade de Budapeste, Hungria, em 22 de Outubro de 1913, Robert Capa é Um dos mais célebres fotógrafos de guerra. Ele cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século XX dentre eles a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Sino-Japonesa, Segunda Guerra Mundial, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a Primeira Guerra da Indochina.
Robert Capa tomou contato com o fotojornalismo atraves do veiculo Deutscher Photodienst, a maior agência de jornalismo da Alemanha naquela época. Sua primeira grande foto aconteceu em 1931 Leon Trótski. Com auge do nazismo, sendo Robert um Judeu, ele deixou a Alemanha em 1932 .
Em 1934 encontra Gerda Taro, a qual é atribuído um romance cheio de fotos e guerra. Já em 1936, Capa e Gerda Taro partem em reportagem para cobrir a Guerra Civil espanhola, o resultado foram fotos magnificas, a qual muitas delas não se sabe se foi Capa ou Taro que tiraram, filmes perdidos que quando encontrados se tornam objeto de muita espectativa da fotografia mundial e a morte de Gerda em 1937, atropelada por um tanque.
Capa vai à China para fotografar o conflito sino-japonês no ano de 1938. Ele Retira-se em seguida para os Estados Unidos em 1940, onde começa a trabalhar para a revista Life.
Em Junho de 1944 ele participa do desembarque da Normandia, o Dia D, o qual 30% dos soldados que desembarcaram morreram, e não por acaso dos muitos rolos de filmes que capa tirou, apenas 3 fotos se salvaram, devido ao acidente na hora da revelação que terceiros fizeram nos EUA.
Depois da guerra junto com outros grandes fotografos como David Seymour, Henri Cartier-Bresson e George Rodger, funda a Agência Magnum constituída oficialmente em 1947, que tinha como filosofia tratar...
Assim a vida de capa respirou guerra, sendo que na Guerra da Indochina, em 25 de maio de 1954, ao pisar sobre uma mina ele morreu, tendo suas pernas dilaceradas, mas com a câmera entre suas mãos.
Agora com vocês algumas das fotos “clássicas” de Robert Capa:
A Morte do Soldado Legalista – Guerra Civil Espanhola
Desembarque na Normandia - II Guerra Mundial
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Série Magnum - I
Postado por Lúcio Érico às 16:06
Marcadores: Agência Magnum, Guerra, Robert Capa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
ei lúcio!
passei por aq!
n tive tempo de ler...só dei uma olhada..a hora avança...
mas voltarei e então deixarei um comentário mais qualificado.
Abraços
Lívia
Ei Lúcio...
passei por aqui p ver como anda o blog. Adorei o post da agência de fotos! Imagens bizarras! Mandou bem!
E coloca mais imagens!
Elas são muito legais!
Da uma olhadinha no nosso blog tb! ta rolando gossip girl, mas loguinho vou colocar dexter p vc! Aliás, será meu próximo post!
bjnhos
Pô, Lúcio, texto copiado e sem indicação da fonte?
E com português de portugal ("projecto")!
Você vai gostar deste blog
http://afdeautofoco.blogspot.com/
Postar um comentário